Ideia, muda
Sobre Posts Antigos (...)
quarta-feira, março 19, 2003

 
Se existe alguma coisa que é igualmente grande em todos os seres humanos, essa coisa é a nossa ignorância.
O tanto que nós, humanos, não sabemos sobre o que quer que seja é tão imenso que mesmo que juntem em uma só cabeça as consciências de uma centena muito bem selecionada de detentores de conhecimento, antigos ou da atualidade, a ignorância que lhes cabe é tão grande quanto a minha ou a de qualquer um.
Pode parecer irônico, mas vejo que talvez a única coisa somos capazes de partilhar de igual pra igual com qualquer cidadão do mundo é justamente a imensidão daquilo que ignoramos.

Estava eu quieto, ouvindo música, quando meu pai entra no quarto e pergunta se eu fazia idéia de quem eram os autores da músíca que eu estava ouvindo naquele instante. Naturalmente ele disse isso com aquele ar de "Senta que lá vem a estória" que ele costuma assumir quando trata de certos assuntos. Pois bem, a música que eu ouvia era "Mack the Knife", cantada pelo Louis Armstrong. Não é que essa música é parte da ópera Die Dreigroschnenoper ( The Threepenny Opera ) do Kurt Weill e, de quebra, teve a letra escrita por ningúem menos que Bertolt Brecht?!
Tive também a oportunidade de ouvir o original em alemão cantado pela Lotte Lenya, num CD cujo encarte ainda trazia uma tradução para o inglês. Claro que não me surpreendi em nada ao constatar que a versão do Satchmo não tinha muito pouco, pra não dizer nada, em comum com a que eu estava lendo.

O tal CD ainda me traria mais uma surpresa. Speak Low, música que eu freqüentemente ouço na voz da Billie Holiday, também é de uma ópera do Kurt Weill ( One touch of Venus ). Confesso que as versões "originais" cantadas pela tal Lotte Lenya não foram muito de meu agrado, mas resta ainda descobrir que outras músicas do Kurt Weill eu ando ouvindo sem saber.
 

Eu leio:

Powered by Blogger