Ideia, muda
Sobre Posts Antigos (...)
sexta-feira, janeiro 23, 2004

 
Nossa, consegui a façanha de mudar de assunto antes de começar a escrever...
Ao invés de escrever pela milésima vez sobre St Louis Blues eu, na verdade, queria comentar sobre um inusitado acontecimento numa madrugada dessas no Soulseek.

Chateado com a chacoalhada que deram no KazaaLite (meu pai aliás deu o toque de que já existem variantes funcionais do programa, o que é boa notícia) eu resolvi migrar pra outro programa de compartilhamento de arquivos. Optei primeiramente pelo edonkey2000, mas vários motivos me fizeram abandonar prematuramente o programa. (*)

Seguindo a dica do Manhães, adotei o SoulSeek, programa bem mais leve, com um sistema bem parecido com o do velho napster, menos truculento. O SoulSeek tem, como havia no napster, umas salas de chat onde os usuários se juntam de acordo com suas preferências.
Me instalei numa sala chamada Jazz(Full CDs) e lá fiquei, vasculhando os arquivo dos usuários madrugada adentro.
Uns dias depois, de volta na mesma sala e 300 mega depois, dois garotos parecem discutir sobre problemas na conexão entre eles. Eu, prestativo(metido) que sou, tentei dar uma ajuda com o port forwarding. Depois de um certo esforço, eles acabaram por conseguir trocar os arquivos que queriam e, enquanto isso, ficamos os três jogando conversa fora. Um terceiro anônimo se junta a conversa (a essa altura estavamos falando de teoria de grupos, o que definitivamente não era assunto pro ambiente) quando, do nada, surge um sujeito tentando, textualmente, descrever o riff de algum standard de jazz que ele precisava saber o nome com certa urgência.
Já acostumado com a urgência que as pessoas sempre tem quando pedem favores pela internet, fiquei tentado a ignorar o sujeito, até porque eu nunca seria capaz de identificar uma música instrumental numa interface de texto ! Depois de muito insistir no assunto o rapaz, que tocava trombone numa banda de jazz, tem a brilhante idéia de "cantar" a melodia no microfone do computador, gravar um .WAV e disponibilizar pra que os presentes tentassem adivinhar.
Nesse momento eu me interessei pela brincadeira e fui lá baixar o arquivo. Qual não foi a minha surpresa ao constatar que a música que o sujeito cantarolava era, justamente, C Jam Blues ?! Me senti um grande conhecedor do movimento quando, para pasmaceira geral, dei a resposta certeira pro enigma da noite. Agora procuro pelo arquivo e vejo, arrependido, que já o apaguei.


------
(*) Sobre o Edonkey
De fato a rede deles tem uma bela variedade de arquivos, mas não tive muito sucesso em colocar o programa pra funcionar - ou, como diria o Duda, funfar - com o meu roteador e, de quebra, tive a impressão de que os usuários do edonkey tendem a colocar arquivos colossais disponíveis, discos inteiros em .ZIP, coisas que podem interessar a alguns, mas não a mim. ( Eu geralmente procuro música por música, até porque meu HD não tem disposição pra tanto. )
Com arquivos gigantes sendo compartilhados, a tendência é que as filas de espera sejam tenebrosamente longas, o que me levaria a ter que deixar o programa ligado horas a fio, durante dias, sei lá. Pra completar a malhação, essa coisa de hashing pode até ser interessante, mas o programa consome muito mais recurso do que eu considero aceitável.
 

Eu leio:

Powered by Blogger